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Uma nova solução para a comunicação do condomínio

O Whatsapp é uma ferramenta que facilita muito a comunicação, principalmente quando precisamos de respostas “urgentes”. Muito provável que seu condomínio tenha um grupo no dispositivo, para debater sobre os assuntos que envolvem o coletivo. Mas nem tudo é um mar de rosas, não é mesmo?

Criar um grupo do condomínio no Whatsapp pode parecer uma boa ideia, no início. Mas os síndicos sabem como essa prática funciona a longo prazo, os grupos costumam trazer só dor de cabeça.

Se “olho no olho” as pessoas não conseguem se portar em conflitos, nos grupos a situação é pior. As pessoas acabam enviando o que bem entendem. São comuns os casos de agressão, perseguição e difamação de condôminos contra síndicos, tendo em vista que eles já estão expostos diante sua posição de gestor.

Diante dessa situação, foi aprovada a “Lei do Stalking”, estabelecendo no Código Penal o crime de perseguição e protegendo síndicos que são vítimas dessa prática em diferentes meios, inclusive no Whatsapp. A inclusão desse crime no Código Penal pode ser considerada uma “vitória”, pois é um avanço para acabar com esses “ataques”.

Dependendo do dano causado ao síndico pode acabar comprometendo sua reeleição e sua carreira. Por isso é importante adotar uma ferramenta segura de comunicação com os moradores.

Mais de 14 mil condomínios no mundo já usam o TownSq. Esse novo dispositivo digital permite conversas privadas entre o síndico e o morador. E caso o síndico precise avisar toda a comunidade, ele emite uma circular digital. Os condôminos recebem a circular e o síndico sabe quem visualizou.


Veja uma comparação entre os aplicativos:
  • Whatsapp: Os avisos do síndico se perdem em meio a outras mensagens.
  • TownSq: Todos os moradores são notificados quando o síndico envia uma circular.
  • Whatsapp: Os problemas identificados pelos moradores são trazidos para a discussão em grupo e podem gerar mal-estar. Pode causar a impressão de que a gestão do síndico é falha.
  • TownSq: Todas as ocorrências dos moradores ficam registradas de maneira privada e somente o síndico e sua equipe tem acesso. Os moradores vão sendo atualizados sobre o andamento da demanda.
  • Whatsapp: As conversas pessoais e profissionais do síndico ficam todas misturadas.
  • TownSq: O síndico tem um espaço reservado somente para assuntos profissionais.

O Whatsapp tem seus benefícios, mas ele pode transformar a comunicação entre síndico e condômino em ruído, ou seja, muito barulho e pouca informação. O que esse novo aplicativo fornece é um espaço adequado para a comunicação do síndico. Fica a dica de uma nova solução para aprimorar a comunicação do condomínio.

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