5 dicas para ser um síndico eficiente - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | 5 dicas para ser um síndico eficiente

5 dicas para ser um síndico eficiente

São inúmeras as responsabilidades atribuídas aos síndicos: exercer o trabalho administrativo corriqueiro, garantir um ambiente seguro, acalmar os moradores que estão exaltados, são alguns exemplos.

O atual momento em que estamos passando deve ser levado em consideração quando se fala em “como ser um bom síndico”. Diversas profissões estão passando por adaptações por conta da pandemia e isso inclui os síndicos.

Para ter uma gestão eficiente em momentos de crise, pede atenção e resiliência. Foi pensando nisso que preparamos 5 dicas fundamentais para você se tornar um síndico de sucesso. Confira:

  1. Conheça os direitos e deveres da profissão

    O cargo de síndico deve ser exercido dentro das normas estabelecidas por lei, por isso é essencial ter conhecimento de suas obrigações.

    As obrigações fiscais, funções e deveres do síndico são definidos por lei e estão escritos no Artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro. Assim como, seus direitos: férias, remuneração e não ser importunado em horários inadequados. Além de outras situações que podem ser definidas em assembleia.

    É fundamental que você tenha conhecimento do regimento interno do condomínio. Para que sua administração seja integradora, é válido incentivar todos os moradores a ter conhecimento dos direitos e deveres, tanto os do síndico, quanto os próprios. Veja exemplos de ações que você pode implementar:

    • Deixar o regimento interno disponível em um local de fácil acesso a todos os condôminos. IMPORTANTE: Você pode enviar o documento no grupo do WhatsApp do condomínio periodicamente (Duas vezes ao ano, por exemplo, ou sempre que acontecer uma mudança significativa);
    • Sempre enviar o regimento interno aos novos moradores;
    • Através das assembleias você pode incentivar essa atenção dos moradores para as normas internas e compartilhar conhecimentos externos. Por exemplo, informações que sejam relevantes ao condomínio.

  2. Conheça o condomínio e os moradores

    Conhecer seu ambiente de trabalho deixa tudo mais fácil na hora de resolver qualquer problema.

    Comunicação é uma característica valiosa de um bom síndico. Conversar regularmente com os moradores, saber ouvir as críticas e atender, sempre que possível, as solicitações, torna mais fácil a negociação na hora de mediar conflitos.

    Os problemas em relação ao convívio é um dos principais desafios enfrentados pelos síndicos. E com a pandemia a situação ficou ainda mais delicada, justamente pela conduta inadequada de alguns condôminos quanto pela ausência de equipamentos para inibir ações criminosas.

    Uma boa alternativa envolve criar um manual de segurança do condomínio, e que ele possa ser adaptado sempre que houver novas regras de convívio, deixando os moradores por dentro das atualizações.


  3. Elabore um calendário de ações

    Se você acabou de assumir a função de síndico, por exemplo, vai notar que a demanda de trabalho é intensa até ter conhecimento de como funcionam as rotinas e responsabilidades do local.

    É justamente por esse motivo que o calendário de ações é uma ótima maneira para organizar todos os processos que estão em andamento e os que estão por vir.

    • Manutenções preventivas: com o calendário das manutenções a serem feitas nas edificações bem definido e programado, dificilmente ocorrerão incidentes que necessitem de grandes despesas financeiras. Isso auxilia com a organização do caixa do condomínio e garante mais tranquilidade e bem-estar aos condôminos e a você, como síndico.
    • Alinhe as ações a curto, médio e longo prazo: comece pelas ações urgentes, por exemplo: se for inadimplência, procure negociar o mais rápido possível para não deixar o financeiro no vermelho. Nos casos de reparações necessárias, convoque uma assembleia, é possível que o morador prefira pagar um pouco a mais por mês agora, do que levar o susto de uma parcela de alto valor daqui alguns meses. Para projetos futuros é interessante conversar com os moradores e até mesmo recorrer a outros síndicos reconhecidos para buscar sugestões e dicas de melhorias que deram certo.

  4. Esteja alerta às novidades.

    As novidades na infraestrutura e nos serviços podem trazer mais segurança e comodidade. São novidades que variam desde a implantação de: petshop, recreação infantil, espaços de estética, até equipamentos que integrem o sistema de segurança do condomínio.

  5. Invista em capacitação

    Para se tornar um gestor eficiente é preciso estudo e dedicação. Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), um bom síndico deve ter amplo conhecimento das técnicas administrativas, contábeis e tributárias. Pois além de manter e administrar, ele será o responsável por representar os condomínios nas ações legais.

    O aumento na demanda pela profissionalização, fez crescer o número de cursos e especializações para síndicos. Para não ficar para trás nesse mercado, vale a pena investir no próprio desenvolvimento.

    O bom síndico é aquele que consegue administrar com paciência e inteligência as necessidades do condomínio, ainda mais nesse período de alterações nas normas de convivência e preocupação com a saúde coletiva.

    É impossível aprender a como ser um bom síndico do dia para noite, haverá erros e acertos na sua administração. O mais importante é saber como agir em cada situação.

Fale Conosco Whatsapp