Entenda a importância de ter um excelente sistema de controle de acesso no condomínio. - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Entenda a importância de ter um excelente sistema de controle de acesso no condomínio.

Entenda a importância de ter um excelente sistema de controle de acesso no condomínio.

Certificar-se quem está interfonando na portaria e gerenciar a entrada e saída de pessoas do seu condomínio, são apenas alguns dos costumes que se tornam mais práticos e seguros com o uso de tecnologias para controlar o acesso. Entretanto, existem inúmeras soluções no mercado de sistema de controle de acesso de pessoas e veículos, que pode se tornar difícil encontrar o melhor para a sua necessidade.

Vamos entender o que é e como funciona o sistema de controle de acesso de pessoas

Quando se fala em sistema de controle de acesso de pessoas, o controlador de acesso é a primeira solução que surge em nossas cabeças. Ele é muito comum em ambientes corporativos e é utilizado para gerenciar o acesso de colaboradores e visitantes.

O termo “controle de acesso” se refere a toda tecnologia que possibilita administrar a entrada e saída de pessoas ou veículos (muito comum em condomínios e residências).

Quais as vantagens?
Existem diferentes soluções de controle de acesso, elas se diferenciam de acordo com os recursos disponíveis e cenários de aplicação. Segurança e praticidade são vantagens comuns a todas elas. Mas, dependendo da opção escolhida, existem outros benefícios. Veja:

  • Segurança - Contribui para evitar a entrada de pessoas sem autorização e proporciona maior segurança no momento do acesso.
  • Praticidade - Não precisa usar uma chave física, por exemplo, para abrir uma porta, representa uma grande vantagem.
  • Identificação de pessoas - Existem soluções que fazem a identificação automática de uma pessoa por biometria, por exemplo. Ele torna o acesso mais ágil.
  • Gerenciamento de informações - Há sistemas que possibilitam fazer toda a gestão de informações de acesso: nome da pessoa, RG, data, horário e número do apartamento/sala são alguns dados básicos que podem ser registrados pela solução.
  • Comodidade- A comodidade é super notada quando instalado o sistema de controle de acesso. Pois ele permite que você “libere” alguém à distância.
  • Acessibilidade- As soluções de controle de acesso promovem a acessibilidade, pois não se limitam a recursos de contato por voz ou por visualização de imagem. Todos podem aproveitar de uma ou outra solução, escolhendo a que melhor se adapta às suas possibilidades, sem perder os benefícios.

Até o momento compreendemos que existem controles de acesso com recursos e benefícios diferentes, que se diferenciam de acordo com o cenário de uso.

Veja como um excelente controle de acesso pode suprir as demandas dos condomínios:

Ao investir em controles de acesso eficientes, os condomínios ganham principalmente em segurança, praticidade, gerenciamento de informações, identificação de pessoas e acessibilidade. Confira as demandas condominiais que podem ser atendidas com o uso dessa solução:

  • Garantir o fechamento correto das portas de acesso à rua;
  • Ter sigilo nas ligações pelo interfone;
  • Gerenciamento completo das informações de acesso;
  • Controlar a entrada de prestadores de serviço do condomínio;
  • Controlar o acesso a áreas comuns;
  • Redirecionar a chamada a um apartamento para o smartphone do morador;
  • Agilidade e segurança no acesso à garagem.


Agora você sabe a importância de um bom e eficaz controlador de acesso. Preze pela segurança do seu condomínio. Se necessário, apresente esse tema nas reuniões condominiais.

Fale Conosco Whatsapp