Como fazer obras em apartamentos sem gerar problemas - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Como fazer obras em apartamentos sem gerar problemas

Como fazer obras em apartamentos sem gerar problemas

Realizar a tão sonhada obra no apartamento é um grande passo na vida, não é mesmo? Mas, não podemos nos esquecer de que para que isso se concretize, é necessário respeitar todos os vizinhos do condomínio para não gerar nenhum problema que se resulte em multas, advertências e até processos na justiça.

Toda reforma provoca algum tipo de barulho ou sujeira, portanto, o primeiro passo é informar o síndico sobre que tipo de obra você pretende fazer para que a administração entenda quais as possíveis mudanças nas atividades do dia a dia do condomínio, como, por exemplo, subida e descida de materiais de construção e entrada e saída de pessoas que não moram no prédio.

Após avisar o síndico, é importante que você saiba sobre o regimento interno do condomínio, que irá te nortear os horários limites de barulhos de reformas.

Segundo matéria publicada no site do Correio Braziliense, os barulhos causados por obras estão inclusos na Lei n; 4.092/2008, a Lei do Silêncio, que diz ser proibido perturbar o sossego e o bem-estar público da população pela emissão de sons e ruídos por quaisquer fontes ou atividades que ultrapassem os níveis máximos de intensidade fixados na lei.

Alguns condomínios de casas permitem obras das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Os prediais, por sua vez, autorizam reformas apenas em dias da semana, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Em geral, não pode ocorrer obras aos domingos.

Leia mais em: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/07/16/interna_cidadesdf,771169/obras-e-reformas-em-apartamentos-devem-seguir-regras-do-condominio.shtml

Outro ponto é a escolha de um bom arquiteto ou engenheiro especialistas para projetarem a obra, e, consequentemente não prejudicar a estrutura do prédio, seja ela externa ou interna. É importante que se faça uma planta para identificar vigas, colunas e tubulações, por exemplo, para não serem danificadas.

Em matéria no site Lugar Certo, foi ressaltado que as obras de maior complexidade, com alterações nos sistemas construtivos, pontos elétricos e hidráulicos, demolição ou construção de paredes, devem ter responsável técnico e estão sujeitas à norma brasileira ABNT NBR-16.280, de 2015.

A norma, segundo o informativo, existe para garantir que as reformas sejam planejadas e conduzidas seguindo padrões estabelecidos e exigir que os profissionais envolvidos assumam a responsabilidade pelo resultado da obra.

Para ler mais clique aqui: estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2018/07/04/interna_noticias,50317/na-hora-da-reforma-algumas-medidas-podem-atenuar-conflitos-com-o-cond.shtml

Pense também sobre a saúde dos trabalhadores que irão estar em seu apartamento, e, consequentemente na saúde dos outros moradores. As obras geram partículas que contaminam os ambientes e os produtos usados como obratinta e cloro, que podem gerar doenças respiratórias como rinite e asma.

Henrique Cury, especialista em qualidade do ar e conselheiro do Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno, da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), aconselhou em entrevista ao Lugar Certo Estado de Minas, como deve ser realizada as reformas para que evite tais problemas. “É importante, nas obras em apartamentos, deixar sempre as janelas abertas e o ambiente muito bem arejado”, disse.

Uma sugestão seria investir em alternativas ecológicas que reduzam a poeira e outros materiais particulados, como, por exemplo, o uso do ionizador de ambientes e de purificadores de ar que além de acabarem com a poeira, pó e fumaça, podem reduzir a transmissão de doenças causadas por vírus e bactérias que têm sua transmissão pelas vias aéreas.

Confira no vídeo do canal Fibersals Impermeabilização em Edificações Ltda algumas dicas para o síndico sobre reformas em apartamentos: https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=6kdFPzFLgSk&feature=emb_title

Referências:
estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2018/07/04/interna_noticias,50317/na-hora-da-reforma-algumas-medidas-podem-atenuar-conflitos-com-o-cond.shtml
www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/07/16/interna_cidadesdf,771169/obras-e-reformas-em-apartamentos-devem-seguir-regras-do-condominio.shtml
www.imovelweb.com.br/noticias/reforma-e-construcao/reforma-no-apartamento-sem-incomodar-os-vizinhos/

Fale Conosco Whatsapp