Inadimplência na pandemia: síndicos devem usar fundo de reserva para pagar despesas - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Inadimplência na pandemia: síndicos devem usar fundo de reserva para pagar despesas

Inadimplência na pandemia: síndicos devem usar fundo de reserva para pagar despesas

Devido a gastos fixos, taxas de condomínio seguem sem alteração em muitos locais; em tempos de dificuldades financeiras para muitas famílias, sugestão é usar dinheiro em caixa.

Com o isolamento social, moradores de condomínios podem ter que pagar mais caro as contas de água e luz, por exemplo. O papel do síndico, neste momento de quarentena, é administrar as contas, especialmente em casos de aumento da inadimplência devido ao fato de que muitas famílias estão passando por dificuldades financeiras e não conseguem honrar compromissos.

O defensor público Marcos Lourenço Capanema de Almeida destaca a necessidade de os moradores avaliarem a situação na hora de solicitar, por exemplo, redução na taxa do condomínio.

"É importante que toda comunidade entenda que o condomínio não é um prestador de serviços. A taxa de condomínio é um rateio, uma divisão de despesas. Então, só é possível a redução se houver, também, a redução das despesas de água, luz, gás, funcionários", destacou o defensor público.

Capanema disse que, em casos de alta da inadimplência em virtude da perda de renda, que está acontecendo com boa parte da população, uma alternativa é a utilização do dinheiro que o condomínio tem em caixa. Mas com uma ressalva.

"Já que o pagamento da água e da luz são questões urgentes, é possível, de uma forma urgente, utilizar os valores anteriormente depositados no fundo de reserva. Mas que, posteriormente, deverão ser repostos pelos condôminos", alertou o defensor público.

Fonte: g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/12/inadimplencia-na-pandemia-sindicos-devem-usar-fundo-de-reserva-para-pagar-despesas.ghtml

Fale Conosco Whatsapp