Cuidados básicos com segurança - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Cuidados básicos com segurança

Cuidados básicos com segurança

Você está preocupado com a onda de insegurança e quer evitar possíveis roubos em seu condomínio? Confiram algumas preciosas dicas que a Polícia Militar, na figura do Tenente Coronel PM Rogério Nascimento Takiuchi, gentilmente informou aos leitores do Vida & Condomínio Online. Vamos aprender?

• Quando se fala de cumprimento de procedimentos de segurança, toca-se numa questão cultural e social, com necessidade, muitas vezes, de pequenas mudanças simples de comportamento, o que torna o assunto até fácil de ser bem tratado. Para que uma rotina de procedimentos de segurança seja devidamente implantada, o primeiro passo é formalizá-la de forma adequada e dar validade legal, incorporando-a no Regulamento Interno do Condomínio, que deve ser aprovado em assembleia específica.

• Muitos condomínios fazem uma boa implantação do sistema de segurança, mas ao longo tempo, deixam o sistema ‘cair na rotina’, gerando falhas que aumentam os riscos de segurança. Se a equipe de segurança for terceirizada, é importante cobrar da empresa responsável, um planejamento anual de treinamento dos funcionários. Em caso de substituição, os novos colaboradores devem ser devidamente capacitados, para assumir as novas funções, com comprovação de conclusão do processo de integração, devidamente estruturado.

• Todas as reuniões do condomínio, devem ter reservado um bom tempo para tratar de segurança e frequentemente divulgar comunicados, conscientizando sobre a importância do tema.

• A terceirização pode ser uma excelente opção para melhorar a segurança. Entretanto, se o processo não for bem feito o resultado pode ser o inverso. Muitos gestores de condomínios, preocupados apenas em reduzir custos, contratam empresas despreparadas, que colocam em risco os moradores e o patrimônio.

Quanto a estrutura física de segurança do prédio:

• Guarita blindada com banheiro interno, ar-condicionado e boa visão da rua e dos portões de garagem;
• Portões duplos intertravados, tanto na entrada de pedestres quanto na de veículos;
• Sistema de passa-volume, impedindo a entrada de entregadores ao interior do condomínio;
• Cercas e muros com altura mínima de 3,5m (com complemento de segurança eletrônica perimetral). A altura ideal irá variar de acordo com o local e eventuais apoios que facilitem a escalada;

Um bom sistema de segurança eletrônica em um condomínio deve prever, no mínimo, os seguintes itens:

• Sistema de CFTV (Câmeras) com gravação local e remota: deve ser ostensivo e cobrir, no mínimo, todos os acessos ao condomínio, garagem, elevadores e principais pontos de circulação.

• Sistema de alarmes com monitoramento remoto: deve prever fiscalização de sensores em pontos críticos e botão de pânico em locais cruciais, acionando uma central de monitoramento remota 24 horas. Recomendamos fortemente o monitoramento de abertura da porta da guarita, que é o ponto chave da segurança em um condomínio.

• Sistema de segurança perimetral: muros e grades devem ser monitorados para inibir e detectar eventuais tentativas de invasão. Cercas elétricas e sensores infravermelhos monitorados são dispositivos comumente utilizados.

• Sistema de controle de acesso: tanto o de pedestres, quanto de veículos deve ser feito através de sistema de controle de acesso específico, visando identificar e controlar a circulação no interior do condomínio. Todos os fornecedores e prestadores de serviços devem ser devidamente cadastrados com registro de foto e documento, assim como controle de entrada e saída.

O mapeamento das áreas de risco do entorno do condomínio é uma prática raramente utilizada, porém fundamental para que um projeto de segurança realmente seja eficaz.

Para estes casos, sugerimos que o condomínio eleja ou indicar alguém que possa representá-lo, no momento em que a Polícia Militar abre canal de comunicação justamente para tratar de assuntos de segurança de interesse da comunidade, que são as reuniões mensais do CONSEG (Conselhos de Segurança Comunitárias), fazendo com que este condomínio tenha voz ativa e maior influência nestas questões.

E dependendo da área, conforme informação do Major Takiuchi, a Polícia Militar, ainda, está implementando outros dois projetos: Audiências Públicas, que é uma reunião trimestral, aberta ao público para que sejam debatidos os números dos índices criminais do Estado, publicados no site da Secretária de Segurança Pública e os índices de produtividade, especificamente da Polícia Militar. E o outro projeto, que é o programa Vizinhança Solidária, uma comunicação dos moradores com a Polícia Militar via aplicativo WhatsApp e um tutor civil de ligação, que inclusive tem sua ideia e origem em São Paulo (capital), para atender naquele momento a demanda de um condomínio. Quer saber mais dicas da Polícia Militar? Acompanhem mais informações por meio dos seguintes canais de comunicação:
www.facebook.com/segurancacommajortakiuchi/

Fale Conosco Whatsapp