Áreas verdes: qual a importância para as grandes cidades? - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Áreas verdes: qual a importância para as grandes cidades?

Áreas verdes: qual a importância para as grandes cidades?

Espaços verdes sempre foram muito importantes para a qualidade de vida de todos. Com o crescimento das cidades, os debates sobre áreas verdes aumentaram, sempre trazendo à tona a importância de tê-las em meio a vida urbana. Muito mais do que estética, é uma necessidade.

Hoje em dia, esses espaços têm três funções básicas para os grandes centros:

- Ecológica: quando abriga espécies da fauna e da flora, além de trazer um conforto térmico;

- Social: trazendo locais onde a população possa relaxar e passar o tempo;

- Econômica: devido as atividades turísticas e de valorização imobiliária quando em áreas próximas.

Benefícios das áreas verdes
Ter um espaço desses traz inúmeros benefícios à população. São locais que possibilitam momentos de lazer, relaxamento, prática de esportes, ecoturismo e uma educação ambiental mais presente.

Respirar ar puro em parques ou espaços arborizados diminui os riscos de adquirir doenças como a depressão e a ansiedade, além de melhorar a qualidade das vias nasais.

Locais com árvores ajudam a diminuir a poluição do ar, a poluição sonora, as altas temperaturas, aumentam o perímetro de sombra, influenciam no balanço hídrico, da fauna e da flora, além de valorizarem o espaço urbano.

Como preservar esses espaços?
As áreas verdes também precisam de cuidados, até mesmo para garantir a manutenção de um ambiente saudável para toda a população. Conheça algumas medidas de preservação:
- Aparar a grama constantemente, tirando arbustos e pequenas pragas que podem trazer doenças;
- Podar os galhos secos ou podres;
- Fazer a poda de levantamento de copa;
- Diversificar as famílias de plantas sempre favorecendo espécies nativas e quando houver necessidade, extrair as árvores que de alguma forma ofereçam riscos.
Esses serviços devem ser realizados pelos órgãos públicos competentes, porém é dever da população conservar esses espaços.

Previsões de crescimento da população urbana
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), hoje 54% da população mundial vive em cidades, em 2030, esse percentual será de 60%. Para que essas pessoas tenham qualidade de vida e seus direitos básicos garantidos, é necessário que além do aumento da prestação de serviços, as áreas verdes sejam mantidas e até aumentadas.

Fonte: viajarverde.com.br/a-importancia-das-areas-verdes-urbanas/

Fale Conosco Whatsapp