Síndicos e zeladores devem estar atentos à manutenção preventiva - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Síndicos e zeladores devem estar atentos à manutenção preventiva

Síndicos e zeladores devem estar atentos à manutenção preventiva

Para evitar mais gastos e até riscos de incêndios, é preciso buscar uma análise profissional da parte elétrica

A manutenção predial preventiva é de extrema importância para edifícios e residências, mesmo após o empreendimento ser entregue pelas construtoras. A falta de verificação profissional pode levar os moradores a riscos, por exemplo, de incêndios, explosões, rachaduras e outros. Fazer a análise preventiva é questão de segurança, além de economia, pois os gastos são menores se comparados aos investimentos para solucionar problemas que já ocorreram.

Segundo o engenheiro Daniel da Silva Caetano, da BC Automação, nos grandes empreendimentos principalmente, após a entrega da obra, é importante fazer a primeira revisão, levando em consideração se a carga elétrica está compatível com as instalações do imóvel adquirido. “Esta avaliação irá verificar basicamente a potência dos equipamentos, a bitola (espessura) dos cabos elétricos e o sistema de proteção dos circuitos (disjuntores)”, destaca.

Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros, as instalações elétricas são a segunda causa de incêndios no estado de São Paulo. “Em nossa região não é diferente, acontecem muitos casos de princípios de incêndio, na maioria das vezes causados por sobreaquecimento das instalações elétricas. Este sobreaquecimento é causado normalmente por mau contato nas conexões elétricas ou sobrecarga nas instalações. Este aquecimento também gera o aumento do consumo de energia. Por isso, é extremamente importante a execução desta manutenção preventiva”, explicou o engenheiro.

Os principais setores que precisam de manutenção em condomínios são as áreas comuns, as instalações do imóvel e o sistema de para-raios. Na área comum, deve-se fazer uma manutenção preventiva nos quadros gerais de distribuição, dispositivos de proteção contra surtos e de DR´s,que são dispositivos que servem para evitar que pessoas tomem choque.

A manutenção elétrica predial é primordial, uma vez que prédios com mais de 20 anos podem estar com as instalações no limite, principalmente com o aumento de cargas devido aos atuais aparelhos elétricos. É importante que síndicos e zeladores se concentrem na importância da manutenção, por ser uma questão de segurança para os moradores.

“Infelizmente, muitos síndicos não dão a importância necessária às instalações elétricas dos condomínios. Muitas vezes, também por falta de informação, em prédios antigos existem muitos equipamentos elétricos totalmente fora de normas, colocando em risco os usuários e as instalações”, destaca Caetano.

Dezembro/2016

Fale Conosco Whatsapp