Evite o desperdício de água - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Evite o desperdício de água

Evite o desperdício de água

Os sistemas hidráulicos são aprimorados com o tempo, porém o acesso às inovações ainda é tardio. Apartamentos antigos, principalmente, mantêm sistemas ultrapassados, quer seja por falta de verba, conhecimento ou interesse. Equipamentos desregulados ou desgastados causam desperdício de água para o condomínio e prejuízo para o bolso do morador. Todo cuidado é pouco.

Hoje, a maioria das unidades condominiais ainda possui válvula de descarga pressurizada no vaso sanitário. Entretanto, existem instrumentos mais aprimorados. O engenheiro civil de Florianópolis, Luiz Marcelo Batista, recomenda a substituição da válvula pela caixa acoplada ao vaso – o sistema, ao ser acionado, limita o despejo de água de 4 a 24 litros, sendo que o sistema de válvula libera entre 10 e 30 litros. “Dependendo da maneira como é utilizada, a válvula entorna água ininterruptamente até que a pessoa deixe de pressionar o botão. A água é escoada sem necessidade”, explica.

Nos condomínios mais antigos, principalmente, é comum ocorrer vazamentos decorrentes do desgaste do equipamento. No sistema de descargas com válvula, quando há algum rompimento, pode ocorrer vazamento de água na estrutura interna da edificação, exigindo reparo complexo. Dependendo do tempo para identificação do problema, além do desperdício e custo elevado do conserto, pode haver aparecimento de mofo no local devido à umidade.

De acordo com Alexsandro Araújo, coordenador de produção da Flex Service, empresa na área de construção civil em Florianópolis, é inviável manter sistemas ultrapassados. “Para fazer um conserto das antigas caixas embutidas é necessário quebrar a parede inteira da área. O dano, na maioria dos casos, atinge também o apartamento vizinho. Depois o morador tem que arcar com os custos para emassar, rebocar, pintar, azulejar”. Ele explica que o custo-benefício supera o investimento inicial. “Há custos para instalação da caixa acoplada em substituição às válvulas, porém a manutenção delas é mais barata e o consumo de água é reduzido em 60%. Vale a pena”, orienta.

Independente do sistema instalado, é necessário fazer manutenção periódica. Segundo Araújo, manter peças desgastadas gera consequências dispendiosas para os condomínios e moradores. “A falta de revisão gera transtornos. Ao invés do gasto básico de tempo em tempo, o condomínio ou morador acaba pagando por consertos mais caros”, alerta.

Golpe de aríete

Quando a válvula de descarga está desregulada, há riscos do condomínio se deparar com o problema conhecido tecnicamente por “golpe de aríete” – que é a explosão do encanamento quando há pressão demasiada na tubulação. A pressão por acúmulo de ar pode acontecer, por exemplo, após o desligamento de registro para limpeza de caixa d’água do condomínio.

Quem paga

Com base no artigo 1.331 do Código Civil, a rede geral de distribuição de água é considerada “área” comum de responsabilidade do condomínio. Ou seja, em caso de manutenção decorrente de vazamento nas tubulações do sistema geral, o síndico fará o orçamento do serviço, fiscalizará a execução e depois prestará contas das despesas a serem distribuídas entre as unidades.

Já o condômino é inteiramente responsável pelos encanamentos de ramificação que vêm do registro geral até as tubulações do apartamento. Na ocorrência de danos ou necessidade de reparo desses, quem arca com os custos é o proprietário do imóvel.

Dicas do engenheiro civil Luiz Marcelo Batista da Silva:
• Prefira vasos sanitários com caixa acoplada, pois eles liberam a quantidade exata de água a cada descarga. Há modelos no mercado que possuem a opção do botão que libera metade da água, quando for o caso.
• Instale torneiras automáticas tipo botão para lavatórios de banheiro e pedal para pias de cozinha.
• Regule as torneiras e registros de chuveiros que ficam gotejando. De gota em gota o desperdício é elevado.
• Recomendo aos condomínios a instalação de hidrômetros individuais. Assim, cada um paga o que consome e gerencia o próprio consumo. O síndico também poderá monitorar gastos acima do normal para identificar problemas de vazamento nos apartamentos.

Fale Conosco Whatsapp