Conheça os cuidados necessários com as crianças no elevador. - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Conheça os cuidados necessários com as crianças no elevador.

Conheça os cuidados necessários com as crianças no elevador.

Assim como todo equipamento que realiza o transporte de seres vivos ou objetos, há regras para o uso dos elevadores, principalmente em relação às crianças.

Quando se trata de criança a atenção deve ser redobrada. É essencial que elas sempre estejam acompanhadas durante o trajeto, pois caso aconteça algum imprevisto elas ainda não têm maturidade para enfrentá-los sozinhas.

LEI BRASILEIRA
Desde 1998, existe uma norma ABNT que proíbe o transporte vertical de menores de 12 anos desacompanhados. Entretanto, no estado de São Paulo, a Lei n°12.751/98 determina que a idade limite é de 10 anos para que crianças circulem em elevadores sem a presença de um adulto.

Confira precauções e cuidados com as crianças nos elevadores:

  • Crianças com menos de 10 anos não devem utilizar elevador sozinhas, elas devem estar sempre acompanhadas de um adulto que se responsabilize.
  • O elevador é um meio de transporte, não é um local para brincadeiras. Portanto, é proibido gritar, pular ou apertar botões desnecessariamente, pois podem causar problemas para o funcionamento do elevador, além de aumentar o risco de uma possível pane.
  • O interfone é um dispositivo fundamental de comunicação com o lado externo, caso o elevador pare. É rigorosamente proibido a criança brincar com esse objeto.
  • As crianças devem ser orientadas a sempre se certificar de que o elevador está nivelado com o andar antes de adentrar ou sair da cabine.

São algumas precauções necessárias para a condução das crianças no elevador, lembrando que a presença do adulto é indispensável. Assim como um carro ou qualquer outro meio de transporte, os elevadores necessitam de manutenção periódica, as quais devem ser feitas por profissionais qualificados nesta função.

Troca de peças desgastadas, revisão mecânica, revisão elétrica são funções que devem ser feitas por técnicos responsáveis regularmente. Assim, evitam-se prejuízos maiores e, principalmente, os acidentes.

Fale Conosco Whatsapp