Brigada de incêndio em condomínios é lei. O seu está de acordo? - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Brigada de incêndio em condomínios é lei. O seu está de acordo?

Brigada de incêndio em condomínios é lei. O seu está de acordo?

Você sabia que condomínios residenciais e comerciais devem, por lei, criar e treinar uma brigada de incêndio? Essa equipe é formada por funcionários e moradores. É uma medida que tem como objetivo evitar tragédias em caso de explosão, incêndio, vazamento de gás e outros sinistros graves.

Contudo, ainda há condomínios que não estão em conformidade com a legislação. Isso se dá pelo fato das vistorias serem feitas mediante solicitação do condomínio. No caso de novos empreendimentos, para que se tenha a certificação do habite-se, é exigido o laudo de comprovação do Corpo de Bombeiros. A grande questão fica para os condomínios já existentes, não existe nada que obrigue os síndicos a seguir a legislação, isso acaba ficando por conta dos condomínios.

Qual a importância do curso de brigadista?
Existem vários modelos de extintores, indicados para cada tipo de ocorrência. Caso você utilize, por exemplo, um extintor de água pressurizada, classe A, em produtos eletrônicos você vai piorar a situação e causar um curto circuito. Esse modelo é indicado para materiais sólidos como madeira. Ter o conhecimento necessário é essencial para evitar que a situação fique mais crítica.

Como elaborar uma brigada de incêndio para condomínio?
Segundo a norma ABNT ou no caso de estados que apresentem um código de Segurança Contra Incêndios e Pânico, como por exemplo em São Paulo, 80% dos colaboradores de um condomínio devem ter o curso de brigada de incêndio. Vale ressaltar que, no caso de prédios, deve ter pelo menos um morador de cada andar com a formação.

Os condomínios residenciais não precisam de uma brigada profissional fixa. No caso de empreendimentos comerciais, dependendo da avaliação de risco, é essencial contar com uma equipe de bombeiros civis além das brigadas.

Para ter uma equipe de brigada de incêndio nos condomínios é necessário um curso ministrado por profissionais qualificados, pois é um curso específico, abordando:

  • Teoria e prática de combate a incêndio
  • Teoria e prática de primeiros socorros

A partir desse curso os condomínios recebem um atestado de brigada de incêndio e devem passar por simulados a cada semestre e reciclagem a cada ano.

As brigadas de incêndio em condomínios são obrigatórias e extremamente necessárias, não sabemos quando pode acontecer alguma ocorrência. Os brigadistas podem evitar que determinada situação se agrave.

Fale Conosco Whatsapp