Notícias | Covid-19: a máscara que você usa é ideal?

Covid-19: a máscara que você usa é ideal?

A pandemia nos trouxe ao seu decorrer diversos ensinamentos na forma como se cuidar e de se higienizar. E principalmente: usar máscaras é essencial para evitar contágio próprio e do próximo.

Você sabe qual máscara protege mais contra a covid-19?

Para isso é preciso entender que há dois itens importantes para a máscara ideal: filtragem e vedação. Geralmente pensamos só no filtro. Com o tempo foi descoberto que a maior parte do contágio é feita por aerossóis, isso quer dizer que são pequenas partículas que ficam suspensas no ar.

As máscaras n95/pff2 são ideais, pois além de possuírem camadas protetoras, veda bem, ou seja, não apresenta brechas para o vírus entrar.

As n95/pff2 são descartáveis, mas durante a pandemia podem ser usadas entre duas e cinco vezes, dependendo do quão usadas estiverem. Se apresentarem manchas ou estiverem molhadas devem ser descartadas.

Há modelos, como a Aura 9320+BR da marca 3M, que está ganhando popularidade por ser mais confortável para o uso prolongado, e conta com uma espuma para proteger o nariz do metal que molda a máscara no rosto.

Lembrando: Nessa máscara não se deve jogar álcool e nem lavar.

Outro estilo de máscara que são melhores do que as de tecido, são as cirúrgicas, principalmente se contarem com uma haste de metal. Apesar de não terem a mesma eficácia de proteção em relação a n95/pff2, são mais em conta.

Sobre a reutilização das máscaras

Deixe-as em um local seco e arejado de 3 a 5 dias, para que o vírus fique inativo. Lembre-se sempre de conferir a situação geral das máscaras antes de reutilizá-las.

Reforçamos que o uso de máscara diminui não só o risco de pegar a doença, mas também diminui a quantidade de carga viral com a qual você entra em contato. Isso significa menos risco de complicações.

Caso você utilize apenas máscaras de tecido, o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de pelo menos três camadas de diferentes materiais específicos:

  • Poliéster - material hidrofóbico
  • Polipropileno - material sintético
  • 100% algodão - material absorvente
Cada camada é responsável por uma função diferente e é importante para uma boa filtragem.

Qualquer máscara é melhor que nenhuma, mas vale lembrar que aquelas comuns de mercado (neoprene, 100% algodão ou poliéster, tricô, etc.) não oferecem a proteção mínima recomendada.

As máscaras de tecidos não são recomendadas para quem pertence a um grupo de risco, tem sintoma, está aguardando teste e estão em contato com pessoas infectadas.

Lembrete: Elas devem ser descartadas após 30 lavagens.

Protetor facial tem bons resultados?

É essencial que vocês enxerguem ele apenas como um complemento, ele deve ser utilizado junto com a máscara. Este material oferece uma proteção maior principalmente contra gotículas, mas isolado não é proteção nem para você, nem para pessoas ao seu redor.

Neste artigo buscamos trazer mais informações sobre o uso das máscaras, quais as ideais e sobre sua eficácia. Contudo, qualquer máscara é melhor que nenhuma, fique por dentro dos dados e faça sua escolha de maneira informada.

Evite aglomerações, use boas máscaras, e se possível, fique em casa!

Voltar
Anuncio APC Associação de condomínios Anuncio APC Associação de condomínios Anuncio APC Associação de condomínios
Fale Conosco Whatsapp