Depósito de objetos em vagas de garagem: dicas para não causar intrigas - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Depósito de objetos em vagas de garagem: dicas para não causar intrigas

Depósito de objetos em vagas de garagem: dicas para não causar intrigas

A garagem é um lugar em que normalmente depositamos muitos objetos. Mas isso pode ser um grande problema nos apartamentos, quando os vizinhos começam a utilizar o espaço destinado aos veículos ou a área de manobra como depósito de objetos domésticos, móveis, vasos de plantas ou até mesmo entulho, sem se atentar que esse espaço é destinado a uso comum.

O grande problema é que essa situação, além de estar longe da convenção do condomínio, ainda ajuda a desvalorizar o imóvel, pois se há um interessado visitando o local, a bagunça generalizada e tudo o que não for carros pode gerar estranheza.

Isso também pode prejudicar a segurança do empreendimento, pois dependendo do objeto pode bloquear as vias de entrada e saída do local.

Tudo deve ser feito com tolerância e bom senso, pois é comum uma pessoa precisar de um tempo para o recolhimento dos itens que deixa na garagem, mas é desrespeitoso colocar entulhos sem ensacar por vários dias gerando poeira e sujando os pisos e automóveis.

Como proceder nesses casos?

Para evitar essa situação, o ideal é manter os funcionários do condomínio de olho na garagem. Se o morador for avisado da proibição de deixar materiais na garagem no mesmo dia em que os colocou ali, e que será multado, a probabilidade da remoção imediata é grande.

Caso isso vire rotina e não haja punição dentro do regulamento interno, o ideal é que uma assembleia aprove as medidas que deverão ser tomadas, como multas.

Outra possibilidade é a instalação de armários, porém eles devem ser limpos periodicamente para não armazenarem muito entulho sem necessidade. Ou também os depósitos privativos, que podem ser usados pelos moradores em alguns condomínios específicos.

Independente das medidas tomadas, todos devem ter a consciência de que a garagem não é local para o depósito de objetos e principalmente relembrar que ela é um ambiente de uso comum.

Referências:
hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/k%C3%AAnio-pereira-1.332989/garagem-%C3%A9-%C3%A1rea-comum-e-n%C3%A3o-pode-ser-utilizada-para-dep%C3%B3sito-1.675874
sindiconet.com.br/informese/entulhos-e-outros-objetos-na-garagem-convivencia-garagens
tiberio.com.br/blog/dicas-e-mercado/aptos-deposito-privativo-diferencial-morador
habitacional.com.br/como-proceder-garagem-do-condominio-como-deposito/

Fale Conosco Whatsapp