Sustentabilidade em condomínios: como fazer da maneira certa - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Sustentabilidade em condomínios: como fazer da maneira certa

Sustentabilidade em condomínios: como fazer da maneira certa

A sustentabilidade é um bem não só para preservar a natureza, mas também para todos que usufruem dela. Por isso, praticá-la sempre é uma responsabilidade, principalmente em locais como condomínios em que uma atitude repercute em todos.

Condomínios englobam uma grande quantidade de pessoas, por isso, quando o assunto é fazer a diferença eles são muito bem-vindos.

Os síndicos têm papel fundamental nesse momento, pois eles têm função de incentivar as pessoas que moram no local a se conscientizarem sobre o assunto, por meio de panfletos, palestras, informativos e murais.

Siga nossas dicas:

- Coleta seletiva e reciclagem: para que todos os moradores descartem o lixo da forma certa e higiênica, é importante que todos os condomínios tenham a coleta seletiva em um espaço reservado que todos consigam ver. Seja metal, papel, vidro ou material orgânico, os materiais também podem ser vendidos e gerar uma renda a mais, além de utilizar cascas de frutas e ovos para adubo, por exemplo, e óleo de cozinha como sabão caseiro.

- Evite desperdício de água: uma das principais ideias é implantar relógios para medir o consumo de água para cada morador, pois, assim, a consciência de cada um fica ainda maior quando pesa no seu bolso.

- Use lâmpadas LED: aposte nas lâmpadas fluorescentes ou de LED. Elas economizam até 75% e não aquecem o ambiente. Por mais que sejam mais caras, possuem maior durabilidade.

- Use menos elevadores e mais escadas: principalmente se você mora nos primeiros andares, usar menos elevadores traz menos consumo de energia.

- Faça uma horta comunitária: plantar o próprio alimento é uma maneira inteligente de economizar, investir na saúde e ainda contribuir com o meio ambiente. Outro ponto positivo, que beneficia o meio ambiente, é que a implementação de uma horta comunitária nos condomínios ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Essas são algumas sugestões para que o condomínio se torne mais consciente e consequentemente mais sustentável. Porém, é importante que para que todas elas se tornem reais e aplicáveis, reuniões sejam feitas entre moradores, síndico, porteiro e responsáveis para entrar num acordo para que as medidas sejam colocadas em prática.

Referências: https://blog.townsq.com.br/sustentabilidade-em-condominios-como-ser-sustentavel-e-diminuir-gastos/
https://www.aster.com.br/blog/condominios/sustentabilidade-no-condominio/
https://www.revistasindico.com.br/sustentabilidade/2019/condominio-sustentavel/480191

Fale Conosco Whatsapp